Ads 468x60px

quinta-feira, 7 de maio de 2015

UMA FAMÍLIA QUE VENCE A MORTE

- SÉRIE DE MENSAGEM -


No mês de maio, estamos com a série de mensagens intitulada "Família nas mãos de Cristo". É busca por ressaltar a vontade de Deus para a família.

* * *



* * *

     Uma família que se encontra nas mãos de Cristo tem por característica ser uma família que vence a morte. Que família podemos destacar como exemplo de superação da morte e suas faces?
     A família de Lázaro, Maria e Marta nos vem à mente nesse momento (João 11.1-46). Essa família enfrentou uma doença terminal de um dos seus membros e, finalmente, teve que suportar a dor da perda de um deles: Lázaro. A morte física é uma das faces da morte. Existe outras faces. Essa família sofre pela perda física de um dos seus membros. Outras famílias sofrem a morte da conversa, do diálogo, da empatia, do amor e, e até mesmo do casamento ou da família.
     Por que a família de Marta e Maria vence a morte? O que existe de singular nessa família que a conduz a vitória sobre a morte?
Estamos diante de uma família que estava nas mãos de Cristo. Eis a singularidade dessa família em tal condição. Por que ela vence a morte? Vejamos:
I - Vence porque era uma família amada por Jesus (Jo. 11.5, 36) - Jesus era apegado a família de Lázaro, Maria e Marta. As pessoas percebiam isso. Eles mesmo sabiam desse amor de Cristo por eles. Com a morte de Lázaro, Jesus se envolve com essa família para ajudá-la. Diante do sepulcro de Lázaro, Jesus chora. As pessoas dizem: "Vede como quanto o amava". Por isso, esse amor foi capaz de se transformar em milagre de ressurreição de Lázaro. É necessário amor para continuar lutando por uma causa. Se o Senhor ama nossa família, não devemos amar também? A família que se encontra nas mãos de Cristo é amada por ele e pode conhecer a força da ressurreição quando a morte operou em seu existência.
II - Vence porque acreditava no poder de Cristo - (Jo. 11.23) - Marta afirma que se Jesus estivesse com eles no momento da enfermidade e morte de Lázaro, nada disso teria acontecido. Em outras palavras, Marta está confessando acreditar que para Jesus tudo é possível. Você crê que se Jesus estiver em sua família é possível superar tudo? Jesus é suficiente para você e sua família?
III - Vence porque era alvo da vida em abundância em Cristo (Jo. 11.25) -  A Senhor da ressurreição está na família de Marta e Maria. Essa família está nas mãos daquele que disse: "Em vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Jo. 10.10). Nas mãos de Jesus, encontramos a fonte da vida. Todo aspecto de morte e nada para a vida em Cristo que se renova e ressuscita em cada sepultamento (trauma, problemas, etc).
IV - Vence  porque se torna palco da manifestação da glória de Deus (Jo. 11.40) - Não devemos esquecer que Deus é capaz de tornar o mal em manifestação de sua bondade. A morte de Lázaro foi a oportunidade para Jesus demonstrar que em suas mãos aquela família seria palco da glória de Deus. Por trágico que seja a condição de sua família, nas mãos de Cristo ela conhecerá o que pode fazer a bondade de Deus.
     Entregue às mãos de Cristo sua família e ele a conduzirá à vitória sobre a morte! Deus os conduza sempre à vitória!


* * *
(Esboço da primeira mensagem proferida pelo Rev. Lucas Guimarães em 03/05/15 na Igreja Presbiteriana Vitória)


Nenhum comentário:

Postar um comentário