segunda-feira, 15 de abril de 2013

A VIDA AUTÊNTICA E AS PEQUENAS COISAS

Horatius Bonar, pastor escocês, em seu livro O caminho de Deus para a santidade, ao tratar sobre a vida autêntica enfatiza que:
          ‘‘Uma vida santa é o produto de uma infinidade de pequenas coisas. São as pequenas coisas do momento, não as grandes coisas da vida inteira, que permearam as vidas de homens e mulheres famosos. Poucas palavras, não discursos ou sermões eloquentes; poucos feitos, não milagres, nem batalhas, nem um grande feito heróico, nem um poderoso martírio - o que produz autêntica vida cristã. Um pequeno, porém constante, raio de sol, não um relâmpago; as águas de Siloé que correm suavemente em sua mansa missão de refrigerar, não as águas de grandes e muitos rios que se precipitam em ruidosa correnteza e força - são os genuínos símbolos de uma vida santa. A esquivância de pequenos males, de pequenos pecados, de pequenas inconsistências, de pequenas indiscrições e imprudências, de pequenos defeitos, de pequenas condescendências ao ego e à carne, de pequenos atos de indolência ou indecisão, de displicência ou covardia; de pequenos equívocos ou aberrações da integridade, de pequenos toques de sovinice e mesquinhez, de leves laivos de avareza e cobiça, de pequenas exibições de mundanismo e afetação, de pequenas indiferenças para com os sentimentos ou desejos dos outros, de pequenas explosões do temperamento, ou do humor, ou do ego, ou da vaidade - a isenção de pequenas coisas como estas contribuirá para a formação pelo menos da beleza negativa de uma vida santa. Atentemos, pois, para os pequenos deveres do dia ou da hora, em transações públicas, em colóquios privados ou nas ordenações familiares; para as poucas palavras, aparência, reações; os atos furtivos de benevolência, de atenção, de ternura; atitude discreta de auto-renúncia, de auto-domínio, de altruísmo; pequenos planos no interesse de terceiros, preocupação pelo bem-estar do próximo; pontualidade nos compromissos, método de atividades e o andamento de uma vida santa, os mosaicos ricos e divinos dos quais a vida é composta. O que faz aquela virente colina tão bela? Não é a imponência da árvore que se salienta no alto, e, sim, o virente gramado que brilha e reveste seus declives... É de pequeninas coisas que uma vida é feita. E aquele que não compreender a vida como grande a não ser construída de grandes coisas, não perceberá e nem admirará os pequenos caracteres na Bíblia’’.
          Irmãos e irmãs, o fermento tem a capacidade de alterar toda a estrutura da massa. Coisas rotineiras são capazes de nos manter fora do Reino de Deus. É tempo de remir o tempo, as oportunidades e a rotina. A vida autêntica é resultado do que fazemos com a nossa rotina!
          A bênção de Deus seja contigo!

"Aquele que não compreender a vida como grande a não ser construída de grandes coisas, não perceberá e nem admirará os pequenos caracteres na Bíblia’’

Igreja Vitória: adorar a Deus, amar a Jesus, e torná-lo amado!