sexta-feira, 12 de abril de 2013

A AUTORIDADE DO CRENTE

“Se alguém pretende causar-lhes dano, sai fogo da sua boca e devora os inimigos; sim, se alguém pretender causar-lhes dano, certamente, deve morrer. Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem. Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue, bem como para ferir a terra com toda sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem” (Apoc. 11.5-6).

A igreja parece sem força diante do caos do pecado humano. Ela parece até travar uma batalha perdida. A igreja parece fraca e sujeita a todo tipo de perseguição e injúria sem ter capacidade de defesa ou reação. As aparências enganam! A igreja tem a força de Deus e trava uma batalha que já foi ganha na cruz. Seu triunfo é certo! A tribulação não pode deter essa eleita de Deus e nem a perseguição impedir seu crescimento e fé. A igreja tem a Deus por defensor. Ai daquele que atentar contra a igreja do Senhor, pois estará lutando contra o próprio Deus. Quando Paulo perseguiu a igreja, Cristo considerou que a perseguição era a ele próprio (At. 9.5). Todos nós conhecemos o que aconteceu a Paulo. Jesus o derrubou, e o converteu ao Evangelho pregado pela igreja. Pelas orações da igreja o mundo é abençoado ou é julgado. A igreja tem autoridade de Deus para mudar a história, mover a natureza e fazer calar o inimigo. O pote de barro contém ouro! A igreja que parece fraca e preste a ser vencida traz a glória da vitória de Cristo em sua história e prática. Quando a igreja se levanta, em nome de Jesus, o inferno treme!
          Lembro-me do testemunho de Philip Yancey, em seu livro Maravilhosa Graça. Ele diz: “Rejeitei a igreja durante algum tempo porque encontrei bem pouca graça ali. Voltei porque não descobri graça em nenhum outro lugar.” Fico imaginando, através desse testemunho, como muito não percebem que através da igreja eles se encontram no espaço da possibilidade da graça. No mundo nem possibilidade existe. Gordon MacDonald escreve: “O mundo pode fazer quase tudo tão bem ou melhor que a igreja. Você não precisa ser cristão para construir casas, alimentar os famintos ou curar os enfermos. Há apenas uma coisa que o mundo não pode fazer. Ele não pode oferecer graça.”
          O poder da igreja encontra-se na graça de Deus. A autoridade da igreja reside na sua condição de ser a proclamadora da graça de Deus. Todo o cuidado é pouco. Aquele que se fecha à igreja priva a si mesmo de se expor à graça. Sem a exposição à graça, seu recebimento é impossível! Atente você para essa condição do cristão como igreja do Senhor.
          Deus seja sua vitória nessa semana!

Quando a igreja se levanta, em nome de Jesus, o inferno treme!

- Igreja Presbiteriana Vitória -
Adorar a Deus, amar Jesus, e torná-lo amado!