Ads 468x60px

segunda-feira, 25 de março de 2013

O IMPULSO PARA ORAR

Igreja Vitória

          Existe uma severa negligência à uma condição extremamente ligada a nossa fé: a oração. Eugene Peterson, escrevendo à respeito do impulso para orar, explica:
          ‘‘Pois a nós não nos falta o impulso para orar. E não há há carência de pedidos pelos quais se orar. Desejo e necessidade mantém a questão da oração diante de nós o tempo todo. No entanto, por que há tantas vidas que não oram? Simplesmente porque ‘o poço é fundo e você não tem como apanhar água’. Precisamos de um balde. Precisamos de um recipiente que armazene a água. Desejos e necessidades são uma peneira. Precisamos de um vaso apropriado para fazer descer para dentro do Poço de Jacó da Presença de Deus desejos e necessidades e ordenar que voltem de novo à superfície. Os Salmos são o balde’’.
          Vamos refletir esse enunciado de Peterson por parte. A primeira descoberta que fazemos é que os nossos desejos e necessidades, que parecem impulsionar à oração, não tem a capacidade de nos manter na presença de Deus, que é a causa suprema da manutenção da oração. Desejar e ter necessidade de água é uma coisa, mas conseguir tirar do poço e beber é outra coisa. A mulher samaritana perguntou a Jesus: ‘‘Senhor, tu não tens com que tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?’’ (Jo. 4.11).
          A segunda descoberta é que a Palavra é o meio de tirar a água do poço (a presença de Deus). Toda a Palavra de Deus é inspirada e apta para esse fim. Mas os Salmos foi especialmente escrito para servir de corda e balde. Neles temos não apenas a metodologia da oração, mas a própria presença de Deus que fala às nossas necessidades e desejos e nos capacita a adentrar os lugares onde a água viva do Espírito jorra abundantemente.
          Deus procura verdadeiros desejos e verdadeiras necessidades que adentrem sua presença plenamente confiante de sua abundante provisão. Deus procura verdadeiros carentes que abram o livro dos Salmos diariamente em busca de sua presença saradora. Que você seja achado por Deus diariamente através dos Salmos e que sua sede seja saciada.
          Tenha uma semana de vitória no Senhor!

          Rev. Lucas Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário