Ads 468x60px

domingo, 30 de setembro de 2012

O QUE SIGNIFICA ORAR?



O que significa orar? As respostas são muitas e cada uma pode ser mais intensa do que a outra. Não é de se pensar que o ato de se comunicar com Deus seja banal ou sem significado profundo. Para responder a pergunta acima, usarei um texto do teólogo suíço Emil Brunner. Diz ele:
‘‘Orar é a coisa mais ousada e mais humilde que uma pessoa pode fazer. Ousada, porque se atreve a falar àquele que é maior do que a imensidão do universo. Crê que suas palavras não sejam em vão e que, devido a elas, acontece algo que doutra maneira não aconteceria. ‘Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo’. Imaginando isso, pode-se sentir tonturas. Não será, apenas, uma pretensão maluca ou um resíduo de crendice primitiva? Será que o Senhor do mundo vai considerar, realmente, aquilo que um homenzinho suplica? A Bíblia não responde apenas que sim; toda a revelação bíblica é de feição tal que ela cria e exige a fé no atendimento da oração. Deus é o Pai; isso significa: ele ouve. Ele está numa relação mútua conosco, há um intercâmbio entre nós e ele. Deus conta com a nossa oração. Muitas coisas ele não quer fazer sem que o suplicamos, porque o Onipotente não pretende expandir seu reino à nossa revelia, mas por nosso intermédio, como por seus instrumentos. Através da nossa oração algo se torna possível nos céus, o que não era possível. Crer isso e orar assim, realmente, é o que de mais ousado o homem pode fazer.’’
Brunner continua: ‘‘Mas, é também o mais humilde que se possa imaginar. Oração é uma declaração de impotência, é a entrega da vida: Toma tu o leme, eu não posso mais. Só aquele que ora, realmente, que sabe: Eu não posso fazê-lo, ninguém pode fazê-lo, senão Deus somente. Dependência total e incondicional’’.
Ele conclui: ‘‘Por isso, orar não é outra coisa do que praticar a fé. Quanta oração, tanta fé. Pouca oração, pouca fé. Na oração o homem há de provar se é suficientemente audaz para confiar que Deus é o Pai. Isso é fé em Deus. E na oração há de se mostrar se o homem é bastante humilde, para entregar tudo a Deus e esperar tudo dele.’’
Orar é confiar em Deus e se entregar a ele. É ousadia e humildade. Ouse agora mesmo confiar que Deus o recebe em pura graça. Ouse agora mesmo deixar o egoísmo e humildemente reconhecer que depende totalmente de Deus. Faça uma oração com esse significado e força!.    
Tenha uma boa semana na vitória de Deus!

Rev. Lucas Guimarães

Mais sobre Oração leia: A oração da fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário