Ads 468x60px

terça-feira, 11 de setembro de 2012

EDUCAÇÃO: DO AMOR A DEUS À PERFEIÇÃO



Temos como referencial para entender a Educação Cristã, primeiramente, o texto de Mateus 28.18-20. A maioria das pessoas usa esse texto para enfatizar a ordem de Jesus para evangelizarmos o mundo. Esquecemos que essa ordem não somente para "evangelizarmos", mas também para "ensinarmos". Desta forma, a Educação Cristã é obediência a ordem de Jesus com a mesma validade e pertinência que a da evangelização. A ordem cronológica é uma questão lógica. A educação é aplicada onde o Evangelho foi recebido. Isso faz com que a evangelização seja prioridade primeira, mas não única. Sem o "eduquemos", o "evangelizemos" é qual semente jogada na terra sem o devido regar. As aves vêm é comem a boa semente!
O segundo referencial é o texto de Deuteronômio 6, que ordena o povo a amar a Deus (v. 5) e ensinar os filhos através do "inculcamento" (v.7). Disso, se percebe que o ensino é resultado de um coração que ama e se propõe a fazer o outro a amar também. Sherron K. George, no livro Igreja ensinadora, destaca:
"Hoje ainda temos que obedecer às ordens de 'fazer discípulos' e de 'inculcar a palavra aos filhos'. A Educação Cristã é a continuação de um processo que se inicia com o 'fazer discípulos'. O discipulado e a educação dos filhos são processos em que as pessoas crescem e se desenvolvem".
Um outro referencial é o texto de Efésios 4.15-16. Nele Paulo ensina que o crescimento e cooperação de cada membro promove a edificação de todo o corpo. O que podemos afirmar desse ensino é que a educação cristã somente cumprirá seu objetivo se ela se desenvolver através de ministérios e relacionamentos mútuos entre professores e alunos, pais e filhos, mestres e discípulos, liderança e membros de forma a alcançar toda a igreja no processo de buscar a estatura (medida) da perfeição que se encontra em Jesus Cristo.
Não devemos esquecer que sem amor a educação cristã perde o sentido de ser. Ela nasce do amor a Deus e visa o amor ao próximo. Nesse contexto a verdade de Deus é exaltada e crida. Diz Lawrence Richards, no livro Teologia da Educação Cristã: "Verdade transmitida em um contexto de relacionamento íntimo e amoroso será usada por Deus para reformar e renovar a personalidade do crente, para que ele seja como Cristo".
Esse é o caminho que a nossa Igreja Vitória buscará. Andemos nele!

Rev. Lucas Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário