domingo, 27 de novembro de 2011

A VERDADEIRA ESPIRITUALIDADE

O escritor Francis Schaeffer, no livro Verdadeira Espiritualidade, afirma que “A questão que temos diante de nós é em que consiste de fato a vida cristã verdadeira, a genuína espiritualidade, a vida autêntica, e como pode ser vivida num cenário do século vinte [e um]”. Para ele, “O primeiro ponto a estabelecer é que é impossível sequer começar a viver a vida cristã, ou mesmo saber algo da vida espiritual autêntica, antes de que a pessoa se torne cristã. E o único meio de tornar-se cristão não é tentar viver alguma espécie de vida cristã, nem esperar por alguma espécie de experiência religiosa, mas, sim, é aceitar a Cristo como Salvador”.
          Schaeffer resume a vida cristã em quatro declarações: “1. A vida espiritual autêntica, a verdadeira vida cristã, não significa apenas que nascemos de novo. Tem de iniciar -se aí, mas significa muito mais. Nem significa apenas que vamos estar no Céu. Significa isso e muito mais do que isso. A vida cristã genuína, a vida espiritual autêntica na vida presente, significa mais do que sermos justificados e mais do que sabermos que estamos a caminho do Céu; 2. A vida espiritual autêntica não consiste propriamente no desejo de livrar-nos da carga de tabus para vivermos vida mais fácil e mais frouxa. Nosso desejo deve ser de vida mais profunda. E quando começo a pensar nisso, a Bíblia me apresenta o conjunto global dos Dez Mandamentos e da Lei do Amor; 3. A vida espiritual autêntica, a verdadeira vida cristã, não é apenas externa, mas interna; não é cobiçar em prejuízo de Deus e dos homens; 4. A vida espiritual autêntica é muito mais: é algo positivo. Realidade interior positiva e realidade exterior positiva resultante daquela. A realidade interior deve ser positiva, e não negativa; e então, fluindo da realidade interna positiva, deve surgir sua manifestação exterior. Não é só o estarmos mortos para certas coisas, mas sim, que devemos amar a Deus, viver para Ele e manter comunhão com Ele neste presente momento da história. E devemos amar os nossos semelhantes, viver como seres humanos para os seres humanos, e manter comunicação com eles em nível verdadeiramente pessoal, neste presente momento da história.”
          Verdadeira espiritualidade, é pois, engajamento na luta por tornar a vida em Cristo uma realidade em nós a ponto de chegarmos a estatura de Cristo em amor, comunhão com Deus e realidade no Espírito Santo. Esse é o caminho trilhado por Cristo. Seguindo as suas pegadas triunfaremos!
          Tenha uma semana abençoada por Deus!