Ads 468x60px

quarta-feira, 2 de março de 2011

SABEDORIA: DÁDIVA ADQUIRIDA PELA ORAÇÃO

Igreja Vitória

O que é sabedoria? O escritor do livro de Provérbios nos manda buscá-la como algo mais precioso do que a prata e o ouro (Pv. 2:4). Na Bíblia, sabedoria tem dois sentidos: o primeiro diz respeito àquela sabedoria adquirida pela experiência; e, segundo, o conhecimento da vontade de Deus. Em ambos os sentidos demonstram que a verdadeira sabedoria é a arte de pensar e agir a partir da vontade de Deus que ele aprendeu através das experiências da vida ou da revelação de Deus.
A expressão “Se algum de vós necessita de sabedoria” até parece que Tiago quer afirmar que existe alguém que não tem necessidade de sabedoria ou já sabe o bastante que não mais precisa dela. Se essa fosse a real intenção de Tiago ele estava indo de encontro à doutrina bíblica da insuficiência humana. Tiago usa essa expressão para não ser tão contundente. Ele sabe que todos precisam de sabedoria de Deus, todavia, usa uma linguagem que tenta levar-nos à uma conscientização da nossa necessidade de sabedoria.
“Peça a Deus”. Eis a chave para obtenção da sabedoria! Não existe outro meio de obter sabedoria divina, senão através da oração a Deus. Ele é a fonte de todo o bem. Como fonte de todo o bem, somos incentivados a pedir-lhes que faça jorrar sobre nossas vidas todo tipo e sorte de bênçãos espirituais em Cristo Jesus.
Com a expressão “que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera”, Tiago mostra a gratuidade de Deus em nos beneficiar. Ele dá livremente, sem levar em conta méritos e sem fazer acepção de pessoas. E melhor ainda: não lançará em rosto esse feito. Essa afirmação de que Deus dá a todos vem nos confortar, pois parece que alguns na igreja são mais beneficiados do que outros. Isso não é verdade. Deus dá liberalmente a todos, levando em conta à necessidade, à fé e à instância na oração.
A expressão “e nos será concedida” é a certeza que Tiago tenta nos passar. Para ele isto é certo. Na sua expressão não há dúvida. Ele crê que Deus dará sabedoria aos seus, através da oração.
É fascinante a sabedoria de Tiago. Ele sabia que nem todos buscavam a sabedoria. Buscamos tantas coisas e a principal desprezamos. A sabedoria é a chave para abrir as portas que nos levam a conhecer a Deus e a nós mesmos. Sabedoria bíblica é conhecimento da vontade de Deus e de nossas vontades! Não é por acaso que, diante da possibilidade de pedir a Deus o que quisesse, Salomão pediu sabedoria (2Cr. 1:10).

Sejam sábios segundo Deus!

Rev. Lucas Guimarães

* * *
Igreja Presbiteriana Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário